O que é aceitação?

A palavra ACEITAÇÃO encontrou-me de repente em 2017, e veio servir para dar nome a algumas coisas que senti, que vivi e que acolhi após a morte do meu filho Lourenço. Além de ser uma das atitudes do Mindfulness, a Aceitação é um valor e um recurso interno ao que todos nós temos direito de aceder e de vivenciar.


O que entendo por Aceitação?

Aceitação confunde-se facilmente com resignação, com passividade, com deixar passar. E não é de todo isto.

Aceitação é um convite a compreender que as coisas são o que são (em nós, nos outros, no mundo) e a partir daí, dessa entrega, conscientemente tomar decisões saindo do piloto automático. Isto é, conectando com os nossos valores e intenções.

O contrário de aceitar é resignar, é resistir.

Resignação é quando uma pessoa está resignada, ela simplesmente “deixa estar” e “não quer saber mais”. Ela fica rendida à situação.

Resistência é quando resistimos, entramos em modo luta. Julgamos. Castigamos. Rotulamos. Chocamos contra a situação vezes sem conta.

Quando uma pessoa aceita está, na realidade, a demonstrar coragem, compaixão, presença e curiosidade pelas situações, pessoas e eventos. Está a aceder a recursos internos possibilitadores e poderosos.

Ao longo destes anos defini os 3 Pilares da Aceitação que quero partilhar contigo e te trarei numa próxima partilha.


 
 
 

Abraço sereno,

Ana Higuera

 

Anterior
Anterior

Os 3 pilares da Aceitação