Os 3 pilares da Aceitação
Ao longo destes anos a entregar programas de desenvolvimento pessoal e a trabalhar com várias mulheres em programas de mentoria grupal, defini os 3 Pilares da Aceitação. Hoje quero partilhá-los contigo e a minha intenção é que seja um contributo para que ganhes clareza, autoconhecimento e autoempatia em relação às situações que estás a viver agora na tua vida.
Os 3 Pilares da Aceitação são:
1- RECONHECIMENTO:
É o pilar da curiosidade genuína.
Quando nos permitimos saber mais sobre a nossa história, pensamentos e emoções com curiosidade genuína, estamos, na realidade, a praticar o reconhecimento. Aquela atitude pela qual aprendemos a dar nome às coisas tal e como são, sem filtros, sem julgar nem elogiar. Reconhecer é “ver”, é descrever o que vejo.
Algumas perguntas que fazem sentido aqui são:
Como me sinto?
Que suposições estou a fazer?
É mesmo verdade o que estou a pensar?
2️- CONFRONTO:
É o pilar da compreensão honesta.
A curiosidade entrega informação muito valiosa para que possamos depois atribuir significados às situações que estamos a viver. A compreensão honesta exige de nós reconhecimento, entrega, honestidade e vulnerabilidade.
Algumas perguntas que fazem sentido aqui são:
O que sei objetivamente sobre esta situação?
Quando comecei a acreditar nisto?
O que se encontra por trás desta crença?
3️- INTEGRAÇÃO:
É o pilar da coragem para estar em paz.
A desconstrução de crenças, a compreensão honesta e vulnerável abrem caminho para o último pilar: o da coragem para estar em paz com o que é. Não posso aceitar aquilo que não conheço e não posso transformar o que não aceito. Este pilar ajuda a entrar em ação, a escolher e colocar o foco no que efetivamente controlamos.
Algumas perguntas que fazem sentido aqui são:
Como me quero sentir?
Sabendo o que sei agora, o que posso fazer, sentir, pensar diferente?
Agora conta-me. Fez sentido para ti? De que forma e em que situações podes aplicar estes pilares na tua vida?
Abraço sereno,
Ana Higuera