O que é ser criança?

Esta foto da minha pequena, que apareceu assim na cozinha após vários minutos de silêncio no seu quarto, é uma bela âncora para mim do que significa ser criança para os meus filhos (note-se o gosto que tem pela pintura).


No dia da criança perguntei ao meu filho o que era para Ele ser criança.

“Poder descobrir, explorar, saltar e brincar. É ter uma infância feliz, mãe” - respondeu.

Imediatamente pensei se eu estaria a corresponder, enquanto mãe, a essa bonita e simples definição. Se eu estaria a facilitar e a promover espaços para essa descoberta, brincadeira e infância feliz.

Não vou esconder que, por momentos, senti culpa, pois nem sempre consigo oferecer espaço para esses momentos. E a maior reflexão veio depois, ao reconhecer que eu própria, muitas vezes, não me permito descobrir, saltar, brincar e explorar como gostaria.

Fiquei com essa pergunta na cabeça vários dias. Ao ponto de ter conversado com Ele novamente anteontem. As palavras que me disse foram absolutamente compassivas e grandiosas.

Sinto-me hoje grata por ter tido a oportunidade de me reaproximar da minha criança interior e das crianças da minha vida e por assumir responsabilidade pessoal pelo que posso fazer diferente.

Se tens a oportunidade de perguntar aos teus filhos o que significa para eles ser criança, fá-lo hoje mesmo. Acredito que a resposta vai permitir-te reflexão, reconhecimento, ligação e momento de reparação se for preciso.

As crianças são extremamente generosas e sábias.

Vamos a isso?

PS: A Sarita com 3 anos disse que ser criança significa que podes correr, ir ao jardim, ir ao parque e fazer dói-dói.


 
 
 

Abraço sereno,

Ana Higuera

 

Anterior
Anterior

Será que não tens sofrido nenhuma perda?

Próximo
Próximo

Carta de uma mãe a um filho