Para pessoas que não conseguem mudar de carreira
Para ti que te sentes estagnado (e te julgas por isso):
Imagino que sintas frustração, desilusão ou até vergonha de ti próprio.
Tantos anos no mesmo lugar sem conseguir mudar.
E talvez piore quando vês outras pessoas ao teu redor que conseguem mudar de emprego e realizar sonhos profissionais. Ou quando lês mensagens nas redes sociais que elevam a culpa e a insuficiência.
Até podes reconhecer que o local atual é pouco saudável, no entanto, não consegues mudar. Inclusive, podes ter segurança financeira e, mesmo assim, não consegues mudar.
Posso especular algumas coisas…
A ideia de sair de lá é tão entusiasmante quanto assustadora. Todos os teus medos são recrutados, o que te impede de encontrar soluções.
O vínculo que te liga a "esse lugar" traz segurança e, paradoxalmente, promove medo. Alguém disse alguma vez que o contrário do medo não é só a segurança, é também o controlo.
Deixa-me dizer-te algo:
Algures na tua vida aprendeste que, para manter vínculos, é importante abdicar de ti.
E isso é uma estratégia de defesa passiva.
Um estado em que parece que congelamos para existir na relação com o outro. E, provavelmente, aconteça noutros contextos da tua vida (relacionamentos, por exemplo).
É fácil dizer a alguém que atravessa esta situação algo como: só não mudas, porque não queres! Deixa esse emprego já! E a pessoa até pode compreender cognitivamente, só que o seu sistema nervoso fará tudo para perpetuar essa resposta fixada de medo perante a tomada de decisão de largar o vínculo.
O que podes fazer?
CULTIVAR AUTOCOMPAIXÃO: Não podemos mudar o passado e podemos aprender a carregar com mais dignidade essas experiências que moldaram a nossa vida. Não és o único nesse lugar de estagnação. É legítimo que continue a ser uma escolha para ti. Estás sempre a tempo de fazer diferente.
CONHECER MAIS SOBRE TI: Trazer clareza sobre como és, como funcionas, sobre o que valorizas e precisas, aumenta a tua capacidade de discernimento, de autoempatia e de procura de alternativas.
PROCURAR AJUDA: Procura ajuda de um profissional da tua confiança e competente, para que possas trazer maior regulação para o teu sistema nervoso, restaurando a segurança através de novas escolhas. Estar num espaço que te acolhe, que traz uma nova perspectiva e valida o teu sentir é absolutamente potenciador da mudança.
Eu posso ajudar-te!
» A conheceres-te melhor com o Mini Programa Intencionar, disponível aqui. Leve, profundo e muito prático.
» A trazer maior clareza através do acompanhamento individual de coaching e experiência somática. Se quiseres conversar comigo, manda-me mensagem. Terei todo gosto em explicar-te melhor como funciona.
Abraço sereno,
Ana Higuera